01 janeiro 2021

Canavieiras: vereadores tomam posse e elegem nova Mesa Diretora



Aliados do prefeito são eleitos para dirigir a Câmara de Canavieiras


Em cerimônia realizada hoje 01/01, iniciada as 10:00hs, foram empossados nos cargos de vereadores para o quadriênio 2021/2024, os vereadores Cleonildo Tibúrcio, Cacá Guimarães, Ricardo Goiaba, Clery Costa, Roni da Pescan, Isa Ramalho, Nizão da Oficina, Cosme Pereira, Lescepis Rocha, Vitor Fábio e Roque Alves, eleitos no último pleito eleitoral. Também tomaram posse na mesma cerimônia, o prefeito Roberto Almeida, que foi reeleito e seu vice Paulo Carvalho.

A solenidade seguiu os trâmites de práxis, tendo o vereador Cleonildo Tibúrcio, o mais votado na eleição passada, assumido interinamente a presidência da sessão, conforme preconiza o regimento interno, o qual convocou os vereadores Cacá e Vitor Fábio para assumirem, respectivamente, a primeira e segunda secretarias ad hoc. 

Após terem feito os juramentos, os vereadores empossados tiveram 10 minutos cada um para promoverem seus discursos de agradecimento e posse. 

Destas falas, destacaram-se dos demais, os discursos dos vereadores Caca Guimarães que agradeceu os votos recebidos, exaltou sua humildade, e disse também não gostar muito da palavra oposição. Para ele, o vereador não deve ser oposição ao prefeito, e sim trabalhar pela comunidade.


Vereador Lescepis diz que será oposição e que a bancada oposicionista é muito mais benéfica ao município de Canavieiras do que a governista 


Logo após, outra interessante fala foi a vereador recém-empossado Lescépis Rocha que dentre outras coisas, falou e fez questão de enfatizar que será vereador de oposição, agradeceu o apoio dado pelo seu grupo político (Talibã), reforçando que será representante do mesmo naquela Casa. Destacou também que o ato de ser oposição é, muitas vezes mais benéfico ao município do que ser governista, pois, segundo ele, o vereador governista, muitas vezes, tende a ser contrário a suas convicções, devido a alguma benesse recebida do governo. O discurso do vereador talibã foi muito elogiado nas redes sociais. Também mereceu destaque o discurso do vereador Cosme Pereira e de Roque Alves, numa oratória à moda antiga.

O que os discursos iniciais dos vereadores deixaram transparecer, é que o prefeito Almeida, se quiser, não terá muito trabalho para gerir o município.

Também a julgar pelo resultado da eleição da mesa diretora da Câmara, também realizada na sessão de hoje, a única chapa apresentada foi a escolhida pelo prefeito, que elegeu seu ex-funcionário para presidir a Câmara. A chapa única foi integralmente composta por apoiadores do prefeito. 


Acordos de bastidores foram decisivos na eleição da Mesa Diretora 


Nos bastidores corriam rumores de que o vereador Cleonildo também seria candidato, fato confirmado por ele durante a sessão de hoje, além do também governista Cacá. O vereador Lescepis, declaradamente de oposição, também manifestou interesse em concorrer, no entanto não conseguiu compor todos os cargos da mesa e não conseguiu apresentar a chapa. Importante saber que para concorrer, a chapa deveria apresentar quatro integrantes, no mínimo, conforme Regimento Interno da Câmara. Lescepis, segundo bastidores da política local, teria o apoio do PP, no entanto, o vereador Nizão da Oficina (Progressistas) preferiu votar no candidato governista, frustrando os planos da oposição em presidir o Poder Legislativo canavieirense. Nizão preferiu votar no candidato representante do prefeito Almeida a participar da Mesa com os demais colegas Progressistas Isa, Cosme e do Petebista Lescepis. Ao justificar o seu voto, Nizão alegou viver num país democrático. Apesar de contar com três vereadores, o que lhe garantiria uma vaga na composição da Mesa Diretora, o Progressistas preferiu ficar de fora da composição da Mesa Diretora. 

Como votou cada vereador


A nova mesa diretora eleita para o biênio 2021/2022, ficou composta da seguinte forma: será presidida pelo vereador Clery (Pros), tendo como vice-presidente o vereador Vitor Fábio, primeiro-secretário vereador Cacá, segundo-secretário vereador Roni.

Votaram a favor da chapa única: os vereadores Clery (Pros), Cleonildo (Pros), Rony(Pros), Cacá (PDT), Vitor Fábio (PDT), Goiaba (Republicanos) e Nizão (Progressistas).
Votaram contra: Cosme (Progressistas), Isa (Progressistas) e (Lescepis (PTB).
O vereador Roque Alves (MDB), se absteve.

Um ponto interessante foi a justificativa dada pela vereadora Isa ao comunicar seu voto, a vereadora começou dizendo que a forma como é feita a eleição para presidente da Câmara de Vereadores é injusta e que ela não concorda com os acordos que são feitos. Finalizou dizendo que já foi vítima de acordos e que não concorda com eles. Isa, ainda disse que espera que essa forma injusta seja mudada na próxima escolha, para o próximo biênio. Curiosa também, foi a fala do vereador Cleonildo que mostrou frustração por não poder ser eleito presidente da Câmara, mas, votou sim para a escolha de Clery, seu colega governista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...