04 janeiro 2021

16 dicas para monitorar a sua segurança e a do seu filho na internet

Passos simples a serem seguidos com dicas de segurança contra golpes na internet, é o que transmitiremos para você, não só de Canavieiras, mas de todo o Brasil, começando com a proteção daqueles que são os mais vulneráveis nessa história toda, nossas crianças. A internet traz ameaças que às vezes até os adultos têm dificuldades em identificar.

Entretanto, existe um lado bom na história, há soluções de segurança fáceis de usar e ao alcance de todos os pais. São medidas simples que, quando incorporadas ao dia a dia digital da família, garantem uma navegação online mais segura.

Como proteger seus filhos


Até 05 anos- Antes de oferecer um aplicativo é importante saber sua finalidade, intensidade, se deixa a crianças inquieta, ansiosa, se está dentro da faixa etária indicada pelo fabricante, etc.

Limite um período de uso e mantenha sempre que possível um adulto supervisionando. Não faça do aplicativo um prêmio para os bons comportamentos; Exemplo: “- Se você se comportar pode usar o computador.” 

De 06 a 10 anos- Procure conhecer e participar dos jogos que seu filho utiliza no computador ou celular.


Estabeleça horários de uso no meio da semana (com supervisão). Intercale com brinquedos reais, diversão e interação com outras crianças.

De 11 a 15 anos– Explique a respeito dos riscos do uso excessivo. Não apenas dos riscos legais, mas também dos riscos psicológicos.


Permita que seu filho tenha alguma autonomia na rede. Visite o perfil dele às vezes para saber o que ele curte, os conteúdos que posta, como ele se comporta e interage no mundo digital. Converse de maneira franca e aberta com seu filho, caso encontre algo em seus perfis que considere inapropriado. Assim sendo, estabeleça uma relação de sinceridade e confiança.

A partir dos 16 anos – Oriente a respeito dos desdobramentos que uma vida digital pode trazer à vida real deles. 


Por isso, esclareça que é preciso pensar bem antes de compartilhar imagens e conteúdos. Não se deixar levar apenas pelo momento, mas analisar as consequências futuras. Apesar dos jovens dominarem melhor a tecnologia, já que cresceram nesse ambiente, é importante que os pais estimulem a capacidade crítica, de reflexão, de fazer escolhas conscientes, sem se descuidar das dicas de segurança contra golpes na internet.



Outras medidas de segurança




  • Limite o acesso a apenas aplicativos e jogos aprovados. Quer compartilhar seu tablet sem compartilhar todas as suas coisas? Em tablets rodando Android 4.3 ou superior, você pode criar perfis restritos que limitam o acesso dos seus filhos a funcionalidades e conteúdos no seu tablet. Dessa forma, esse é o recurso é ideal para evitar que crianças acessem conteúdo adulto no seu tablet.
  • Filtre conteúdos na Google Play. É possível estabelecer filtros de maturidade por usuário para o download dos conteúdos disponíveis na loja virtual. Dessa maneira, uma criança não conseguiria baixar e instalar aplicativos destinados a adultos
  • Não instale apps de fontes desconhecida. Instale apenas os aplicativos disponíveis na loja oficial, Google Play, App Store;
  • Ative a busca segura. Com o SafeSearch do Android ativado, é possível impedir que conteúdo adulto apareça nos resultados da busca. O SafeSearch ajuda a evitar grande parte desse tipo de conteúdo, de maneira simples e rápida. Assim sendo, basta acessar a página de Configurações de Pesquisa e definir o nível de filtragem desejado.
  • Controle os vídeos no YouTube, para que os vídeos com conteúdo adulto sejam bloqueados para as crianças nos aparelhos da família, basta ativar o Youtube Safety Mode, uma operação que pode ser feita em apenas um passo. Vá na opção de Configurações e selecionar o nível de segurança desejado. Assim que isso for feito, ativa a busca segura do YouTube automaticamente;
  • Proteja seus dados pessoais. É importante ensinar crianças a não compartilharem informações pessoais online, como nome, endereço e fotos. Também é fundamental alertar aos pequenos sobre a importância de não compartilhar senhas com ninguém, ainda que sejam os melhores amigos. Para evitar abordagens de adultos mal-intencionados na internet, os pais devem instruir as crianças a não conversarem com estranhos, da mesma forma que na vida real;
  • Ative o bloqueio automático de tela. Escolha um PIN, uma senha ou um padrão de desenho e ative o bloqueio de tela automático. Isso dificulta o acesso a dados salvos no aparelho e garante que ele esteja sempre bloqueado quando não estiver sendo utilizado.

Tablet com função restringida para crianças


Os equipamentos da Samsung, como o Galaxy Tab S, trazem o recurso Modo Infantil. Ele transforma o aparelho em um “brinquedo educacional”. Com interface própria, ferramentas educacionais, jogos infantis e e-books animados.

Para garantir a segurança, o Modo Infantil permite a seleção dos aplicativos aos quais as crianças terão acesso, além de trazer a função Gerenciador de Horário, no qual os pais podem selecionar o tempo específico para o uso do aparelho.

Proteja suas redes sociais


Para proteger seu perfil: Use sempre senhas longas e com caracteres especiais. Assim você dificulta o acesso à sua conta. Evite se expor demais: Informações como e-mail, telefone celular ou fixo, endereço físico residencial ou comercial, entre outros, porque eles podem ser acessados e compartilhados por qualquer pessoa, quando divulgados nas redes sociais.

Preserve a sua identidade ela é muito importante: As redes sociais são locais públicos. Falar sobre tudo o que você faz em um ambiente aberto não é recomendável. Configurar para que apenas seus amigos vejam suas postagens é o ideal.

Compartilhe suas fotos apenas com seus amigos: Fotos postadas em redes sociais podem gerar problemas, por exemplo, a criação de perfis falsos, furtos de identidade, uso indevido de informações, etc. Por isso, limite o acesso às suas imagens apenas para grupos de amigos.

Aprenda como se proteger durante suas compras online


  • Confirme se a loja tem CNPJ, telefone e endereços válidos: No Brasil, é obrigatório as lojas informarem dados da empresa. Caso se neguem a fazer isso, desconfie. Sendo assim, se você tiver algum problema com a compra, não terá a quem recorrer. Leia com atenção nossas dicas de segurança contra golpes na internet.
  • Nem sempre preço baixo demais é um bom negócio, desconfie: Mas, se você quiser comprar um produto que custa 500 reais (valor de mercado) e uma loja oferece por 100 reais, desconfie. O produto pode ser falsificado ou de procedência ilícita. Por isso, procure comprar em lojas conhecidas, com boas referências.
  • Pesquise sobre a qualidade e reputação da loja: Procure opiniões a respeito da empresa em sites especializados e no Google. Visite o site do PROCON-SP, lá ele disponibiliza uma lista de lojas de comércio eletrônico que devem ser evitados. Outra boa opção para saber a reputação da loja é o site Reclame Aqui.
  • Não salvar no site as suas informações do cartão de crédito: Não salve as informações do seu cartão para compras futuras nos sites de compras. Se a loja ou a sua conta for invadida, os dados poderão utilizados para comprar indevidamente em seu nome. Desse modo, prefira fazer pagamentos por boleto bancário, onde o número de informações pessoais fornecidas é menor.
  • Evite compras em computadores compartilhados: Computadores de lan houses, cyber cafés, espaços de coworking e até mesmo os da faculdade ou do trabalho, são compartilhados por muitas pessoas e podem não ter recursos de segurança. Assim, sempre que possível, faça compras a partir do seu computador, tablet ou celular pessoal.
  • Guarde os seus comprovantes: Guarde sempre os e-mails e comprovantes das lojas que você efetuou a compra. Em caso de problemas não resolvidos direto com o comerciante, procure o PROCON e exija seus direitos. Estas são algumas dicas de segurança contra golpes na internet, segurança nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...