25 janeiro 2021

MPF entra com ação contra prefeito que furou fila da vacina na Bahia


Tania Rego/Agência Brasil

O Ministério Público Federal e o Ministério Público da Bahia ajuizaram duas ações de improbidade administrativa contra o prefeito de Candiba (BA), Reginaldo Martins Prado (PSD). O político foi vacinado contra o novo coronavírus antes do grupo prioritário.

Nos processos, MPF e MP-BA pedem a condenação do prefeito por improbidade administrativa e a indisponibilidade de seus bens para o pagamento de multa no valor de R$ 145 mil.

O parquet diz que Prado, que tem 60 anos de idade, não mora em uma instituição para pessoas idosas e, portanto, só deveria ser incluído na segunda fase da campanha de imunização.

Segundo o MPF e o MP estadual, o político se valeu de seu cargo público de chefe da administração local para se colocar à frente dos pouco mais de 14 habitantes do município, furando a fila da vacinação.

Um dos pedidos é para que a Justiça determine que o prefeito seja impedido de receber a segunda dose até que chegue o momento de vacinação do grupo em que ele se enquadra, e que ele seja obrigado a fazer uma retratação pública, reconhecendo a ilegalidade de seu ato, dando ênfase à importância de a população seguir os critérios de imunização.

No Facebook, Prado disse que não tomou a vacina por estar preocupado com seu próprio bem estar, mas sim para encorajar a população.

“A vacina não tem dor, não tem mal estar, não tem nada anormal. Peço desculpa se errei, se fiz alguma coisa que deixou a desejar. Mas a maior testemunha que tenho é Deus e a minha mente, e o meu objetivo foi dar de mim o melhor para o povo”, afirmou.

  • Processes 1000253-35.2021.4.01.3309 e 000254-20.2021.4.01.3309

Vereador é assassinado a tiros; outras seis pessoas ficaram feridas


O vereador André Luiz Ferreira de Araújo, 38 anos, conhecido como Júnior CCA (Progressistas), foi executado a tiros na noite deste domingo (24), na cidade de Candeias. Esse era o primeiro mandato do parlamentar, que foi eleito com 1.048 votos no dia 15 de novembro de 2020. 

De acordo com informações de populares, o vereador estava no bairro Sarandi conversando com a esposa e outras pessoas, em um bar quando homens chegaram atirando.

Júnior CCA morava no mesmo bairro. A vítima ainda tentou correr dos atiradores, mas foi alvejado e caiu. Populares tentaram ajudar e gritaram por socorro. Uma ambulância do Samu 192 foi até o local e tentou reanimar o vereador, mas foi constatado o óbito.

Canavieiras registra aumento de 25 novos casos da COVID-19 em uma semana


Segundo o boletim resumido da Secretaria Municipal de Saúde, publicado neste domingo (24) com informações atualizadas, o município de Canavieiras contabiliza 1295 casos confirmados de infecção por Covid-19, desses, 79 casos estão ativos, um aumento de 25 novos casos no período de 08 dias.

1177 pessoas ja estão curadas da COVID-19.

Ao tempo que aumentam  os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, diminuem a quantidade de leitos disponíveis para atendimentos em UTI. Em Ilhéus, dos 50 leitos de UTI pactuados pelo SUS para o tratamento da doença, 49 possuem pacientes em tratamento e apenas 01 está vago.

Canavieiras já perdeu desde o início da pandemia  39 moradores que morreram devido as complicações pela Covid-19.

Lote com 119.500 doses da vacina de Oxford chega a Bahia


Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia às 10h40 deste domingo (24). Desta vez, 119.500 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador, de onde seguiram para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). A distribuição para as cidades do interior terá início a partir das 14h de hoje.

Uma vez que a segunda dose da vacina de Oxford pode ser tomada em até 90 dias, o Estado vai adotar a estratégia de usar todas as vacinas que chegaram neste domingo, como explicou o titular da Secretaria da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. “Por possuir resposta imunológica precoce ampla, garantindo que se possa esticar o prazo de aplicação da segunda dose para 90 a 120 dias à frente, isso permitirá que apliquemos todas as doses sem que seja preciso guardar 50%, como ocorreu com a CoronaVac”, detalhou o secretário.

No Graer, foi montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário de vacinas, que conta com refrigeradores e, também, com os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). É neste local que é feita a contagem e a separação para viabilizar o envio de doses para todo o território estadual.

A chegada do novo lote acontece após a liberação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pela análise e etiquetamento das duas milhões de doses importadas do Instituto Serum da Índia, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca. Já o envio para os estados brasileiros foi feito pelo Ministério da Saúde.

Vacinação na Bahia


A imunização contra o novo coronavírus já foi iniciada em todos os 417 municípios baianos e as primeiras pessoas vacinadas receberam o imunizante Coronavac, que chegou na última segunda-feira (18), em um lote de 376.600 doses. Esta é a vacina desenvolvida pela dupla formada pelo Instituto Butantã e pela empresa chinesa Sinovac Biotech.

Como o Brasil vai imunizar a população com vacinas fabricadas por laboratórios diferentes e com indicações de uso igualmente diferentes, é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo determinado.

Caso tenha perdido o cartão, o cidadão receberá um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu. (GOVBA)

24 janeiro 2021

Em nota, Ministério da Saúde diz que vacina da Pfizer causaria frustração aos brasileiros



O Ministério da Saúde informou que o número de doses contra a covid-19 oferecidas pela farmacêutica Pfizer ao Brasil seria insuficiente para atender a demanda do país. A previsão inicial do laboratório, segundo a pasta, inclui dois primeiros lotes de 500 mil doses e um terceiro lote de 1 milhão de doses, totalizando 2 milhões de doses.

“Para o Brasil, causaria frustração em todos os brasileiros, pois teríamos, com poucas doses, que escolher, num país continental com mais de 212 milhões de habitantes, quem seriam os eleitos a receberem a vacina”, destacou o ministério, por meio de nota. O governo brasileiro cita ainda cláusulas abusivas estabelecidas pela farmacêutica.

“Não somente a frustração que a empresa Pfizer causaria aos brasileiros, as cláusulas leoninas e abusivas que foram estabelecidas pelo laboratório criam uma barreira de negociação e compra”, pontuou o documento. 

As cláusulas do pré-contrato citadas pela pasta preveem, por exemplo, que o Brasil renuncie à soberania de seus ativos no exterior em benefício da Pfizer como garantia de pagamento, bem como constitua um fundo garantidor com valores depositados em uma conta no exterior.

Outras exigências incluem que, havendo atraso na entrega das doses, não haja penalização; e que seja assinado um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina, isentando laboratório de qualquer responsabilidade civil por efeitos colaterais graves decorrentes do uso da vacina, indefinidamente. 

“Em nenhum momento, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fechou as portas para a Pfizer. Em todas as tratativas, aguardamos um posicionamento diferente do laboratório, que contemple uma entrega viável e satisfatória, atendendo as estratégias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, uma ação de valores mercadológicos e aplicação jurídica justa que atenda ambas as partes”, concluiu a nota.

Doses


Conforme balanço da pasta, o Brasil adquiriu 46 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, com opção de compra de mais 54 milhões. O país recebeu também, da Índia, 2 milhões de doses da Astrazeneca, com opção de importação de mais doses, além de previsão de produção, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 100,4 milhões de doses no primeiro semestre e 110 milhões de doses no segundo semestre.

Há ainda, segundo o ministério, a possibilidade de aquisição de 42,5 milhões de doses pelo mecanismo Covax Facility, articulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Avião cai no Tocantins com presidente e jogadores de time de futebol; seis pessoas morreram


Um avião com parte da equipe do Palmas Futebol e Regatas, time da Série D, caiu na manhã deste domingo (24), pouco após decolar, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional (TO). Um vídeo feito no local do acidente mostra a aeronave em chamas logo após a queda. Quatro jogadores, o presidente da agremiação, Lucas Meira, de 32 anos, e o piloto da aeronave morreram.

Os atletas que morreram são Lucas Praxedes, de 23 anos; Guilherme Noé, de 28 anos; Ranule, de 27 anos e Marcus Molinari, de 23 anos. O piloto foi identificado como comandante Wagner Machado.

A equipe enfrentaria o Vila Nova pela Copa Verde em Goiânia. A partida estava programada para esta segunda-feira (25). O Vila Nova emitiu nota lamentando o acidente e informando que vai colaborar para o adiamento da partida. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que o jogo está adiado e não tem nova data para acontecer.

A Aeronáutica informou que enviou uma equipe de Brasília para Porto Nacional para investigar o acidente. Ainda não foi informado quanto tempo a apuração deve demorar.

O Corpo de Bombeiros informou que se trata de um bimotor modelo Baron, de prefixo PTLYG. O site da fabricante do avião, a Beechcraft, indica que este tipo de aeronave pode transportar no máximo seis pessoas por voo.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião pertencia a uma construtora com sede no Pará e não tinha autorização para realização de serviços de táxi aéreo. A assessoria do Palmas informou que o avião tinha sido adquirido há pouco tempo pelo presidente, Lucas Meira, e que estava em fase de transferência. O time informou que o avião não estava realizando serviço de táxi aéreo.

Avião caiu logo após a cabeceira da pista — Foto: Rodrigo Noleto/Divulgação

Imagens feitas no local mostram que a aeronave ficou completamente destruída com o choque. Além do IML e dos Bombeiros, equipes da Polícia Militar estão no local prestando apoio.

O presidente do time, Lucas Meira, chegou a ser candidato a vice-prefeito de Palmas na chapa da vencedora das eleições Cinthia Ribeiro (PSDB). Ele acabou deixando a coligação alegando motivos pessoais. A prefeita emitiu nota lamentando o acidente e se solidarizando com as famílias.

Avião com parte do time do Palmas pegou fogo logo após cair.

Veja a nota divulgada pelo Palmas Futebol e Regatas:
"O Palmas Futebol e Regatas vem por meio desta informar que por volta das 8h15 da manhã deste domingo, 24, ocorreu um acidente aéreo envolvendo o presidente do clube Lucas Meira, quando decolava para Goiânia, para a partida entre Vila Nova x Palmas nesta segunda, 25, válida pela Copa Verde. O avião em que Lucas estava junto com o comandante Wagner e os atletas Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari, decolou e caiu no final da pista da Associação Tocantinense de Aviação. Lamentamos informar que não há sobreviventes. Neste momento de dor e consternação, o clube pede orações pelos familiares aos quais prestará os devidos apoios, e ressalta que no momento oportuno voltará a se pronunciar."

Homem confessa ter sequestrado, matado e carbonizado corpo de advogada que estava desaparecida


Uma advogada foi sequestrada, morta e teve o corpo carbonizado em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), na madrugada deste sábado (23/1). Segundo a Polícia Civil, Rogério dos Santos confessou que, além de executar Patrícia Sá Fortes, de 50 anos, com violência, colocou fogo no corpo da mulher utilizando pneus.

Segundo a polícia, Rogério dos Santos, que deixou a cadeia há 4 meses, sequestrou Patrícia Sá Fortes e tentou fazer uma transferência bancária para uma conta em Roraima. Com as pistas, ele foi localizado na casa da namorada, em Benfica, Zona Norte do Rio. Carro e documentos da vítima estavam no local.

Rogério também disse, em depoimento, que abordou a vítima porque precisava de dinheiro para pagar um aluguel.

Equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil realizaram incursão na Favela do Arará, em Benfica, na madrugada deste sábado, com o objetivo de localizar a advogada Patrícia Sá Fortes, que havia desaparecido após um sequestro ocorrido na madrugada de sexta-feira (22/1), em Itaipava.

Ainda estava escuro quando os agentes ocuparam a favela e localizaram o veículo Mitsubishi ASX, de propriedade da advogada sequestrada. O carro estava estacionado ao lado dos muros do Presídio José Frederico Marques, em um dos acessos ao Arará.

A polícia chegou ao local, onde foram encontrados o carro e documentos da vítima, seguindo pistas da tentativa de uma transferência bancária da conta de Patrícia para uma conta no estado de Roraima (RO).

As equipes passaram então a patrulhar a favela com objetivo de encontrar o suspeito do crime, que realizava serviços de pedreiro. Rogério era apontado como o suspeito do crime em investigação conduzida pelas delegacia de Itaipava (106ª DP) e Petrópolis (105ª), que indicou a possibilidade de a advogada estar em cárcere na favela.

Os agentes da Core conseguiram encontrar diversos pertences e documentos da advogada no Arará e após horas de operação localizaram Rogério dos Santos escondido na casa de uma namorada.

Após ser capturado, Rogério dos Santos relatou ter matado a advogada durante um roubo e jogado o corpo numa região de mata na Serra de Petrópolis.

Rogério dos Santos foi preso em flagrante delito e mantido sob custódia para que o corpo da advogada, que foi totalmente queimado por ele, fosse localizado pelos agentes na Serra de Petrópolis.

Dono de hamburgueria convoca o povo a ir pra rua fazer exercício e comer hamburguer: "Morrer, todo mundo vai"




Em postagem em suas redes sociais, a hamburgueria "Burguiles", localizada na Pituba, em Salvador, incentivou as pessoas a saírem de casa e questionou: 'Morrer? Todo mundo vai, um dia'. A publicação foi feita na última sexta-feira (22) e pediu a valorização da "comida local" e da "rua, o poder de ir e vir". 

"Vamo combinar? Que essa porra de “sextou” já deu né. No início era até legal, mas agora que geral usa de qq jeito e pra qq coisa, não dá mais. E outra: já tem um tempo que não dá uma “Sextada” de verdade. Vamo sair de casa meu povo, vamo pra rua fazer exercício, vamo comer burger por aí", diz a postagem do empreendimento em meio a um aumento de casos da Covid-19 em Salvador. 

O perfil pede o fim de comida "fria ou zuada" que chega pelos aplicativos de entrega. "Plataformas bilionárias - que viram sócio do seu negócio- com os piores entregadores da historia. Morrer? Todo mundo vai, um dia; se cuidem e comam bem", acrescenta.

"Já deu sextou, já deu covid, já deu ... não aguentamos mais essa realidade, mas sim, vamos continuar respeitando os protocolos dos dias de hoje, usando máscaras distanciando mesas, etc", finaliza a postagem.

Após a repercussão da publicação, o dono do estabelecimento, Guilherme Maciel, utilizou as redes sociais do empreendimento para justificar a postagem. 

"Algumas pessoas pegaram para questionar. Eu acho importante, só não acho legal a forma que algumas pessoas fizeram. A coisa não vai funcionar dessa forma. Vou esclarecer. Já deu. Todo mundo fala isso na internet. Para mim já deu Covid, uso de máscara e ficar em casa. Simplesmente não aguento mais. Eu não aguento mais o Covid e a vida tem que voltar a normalidade. Algumas pessoas falaram de respeito. A familiares que faleceram de Covid. Eu nem citei essas pessoas. Falei que um dia todo mundo vai morrer. Para morrer basta estar vivo. Respeito? Massa. Para todo mundo. Agora tem o seguinte que é muito calhorda e sem noção. Falta com respeito na minha rede social e xinga. Se quiser conversar eu troco ideia, mas vocês tem que ter respeito", comentou o dono do local.

Ainda na postagem, foi reforçado que todos os funcionários utilizam máscaras e nenhum dos colaboradores pegou Covid-19. "Não gostou? Deixa de seguir e não vem mais aqui. Ninguém está implorando nada aqui. Na sua vida saiba que o mundo dá voltas", finalizou. 

Todos os que criticaram o post foram bloqueados pelo perfil. (BN)

Vacina contra coronavírus só protege de verdade depois da segunda dose, diz pesquisador



Não adianta só tomar uma dose da Coronavac para achar que está imunizado da covid-19. A vacina produzidaŕ no Instituto Butantan em parceria com a fabricante chinesa de medicamentos Sinovac Biotech é composta por duas doses de 0,5 mililitros, que precisam ser tomadas em intervalo de duas a quatro semanas entre elas.

A informação é do próprio Instituto Butantan, que alerta para a necessidade da vacinação estar de acordo com a forma que o estudo de desenvolvimento do imunizante foi conduzido. “Os estudos clínicos de fase 3 da vacina contra o novo coronavírus realizados no Brasil com cerca de 13 mil voluntários foram baseados a partir da aplicação de duas doses do imunizante”, lembraram, em nota.

O alerta do instituto aconteceu depois que o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, sugeriu em entrevista à TV Globo que a cidade poderia usar de uma vez só as 230 mil doses da Coronavac destinadas ao município. Isso dobraria o número de vacinados previstos, mas poderia não garantir a entrega da segunda dose para todos dentro do prazo estipulado.

22 janeiro 2021

Motorista de ônibus comete suicídio em Itabuna



Um motorista de ônibus da empresa Rota Transporte, identificado como Wallace Soares de Souza, de 32 anos, cometeu suicídio dentro do quarto de seu apartamento, localizado na rua Catarina Alves, no bairro Santo Antônio em Itabuna. 

O corpo de Wallace foi localizado por um familiar na noite desta quinta-feira (21), por volta das 22 horas. De acordo com informações preliminares de vizinhos, Wallace sofria de depressão, e há algum tempo estava separado da mãe de seu filho.


Wallace chegou a usar um banco, para subir e enrolar uma corda no seu pescoço. Ele também colocou uma música de louvor para escutar antes de pular do banco. O motorista antes de cometer o suicídio, deixou uma carta, que só a família teve acesso no que estava escrita nela. Segundo informações, nessa carta, Wallace teria deixado uma mensagem para seu filho. 

O corpo foi removido do local para o Departamento de Polícia técnica de Itabuna

(Fonte:verdinho)

Órgãos de segurança endurecerão o jogo no combate ao som abusivo em Itabuna


Choque de ordem”. É o que propõem instituições como Prefeitura de Itabuna, Polícia Militar e Ministério Público do Estado da Bahia para coibir o som abusivo na cidade, principalmente nos finais de semana e feriados. O tema foi debatido por representantes da Administração municipal e estadual nesta quinta-feira, 21, na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar. Além dos detalhes da fiscalização, os participantes definiram que as operações passam a denominar-se “Som Abusivo” em substituição à Patrulha do Som. 

O comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes chamou a atenção para a importância do retorno desta ação conjunta. “Cerca de 70% das ocorrências que a PM recebe, principalmente nos finais de semana, são relacionadas as casos de som abusivo”, reforçou. A operação atuará firmemente atendendo reclamações relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residências ou veículos que estiverem com som excessivo, independente do horário.

 A expectativa é de que nas próximas semanas seja colocada em prática tão logo se concluam os ajustes. A secretária Mariana Alcântara esclareceu o que o prefeito Augusto Castro inovou ao criar a Secretaria da Segurança e Ordem Pública que passou a contar com vários Departamentos antes vinculados a Secretaria de Indústria e Comércio. 

Dentre os quais, a Divisão de Poluição Sonora. Os secretários Thales Silva, de Transporte e Trânsito, e Ricardo Xavier, da Indústria e Comércio, Emprego e Renda reforçaram o compromisso do prefeito Augusto Castro em organizar a cidade, inclusive no que se refere à ordem pública. Nas suas falas ressaltaram a necessidade de um trabalho de educação e conscientização das pessoas e de fiscalização.

Estiveram presentes à reunião, o Comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Ferreira Lopes; o Promotor de Justiça, Rafael Pithon; o agente Lúcio Serra, representando o Coordenador Regional da Polícia Civil (6ª Coorpin), delegado André Aragão; e a Comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Silva.  (Overdinhoitabuna)

21 janeiro 2021

Vacinas compradas da Índia chegam amanhã no Brasil


Com a liberação das exportações comerciais pelo governo indiano, as duas milhões de doses de vacinas prontas, compradas do Instituto Serum, serão embarcadas em Mumbai e têm chegada prevista ao Brasil no dia 22 de janeiro, às 17h40, pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após os trâmites alfandegários, as vacinas seguirão diretamente para o aeroporto internacional RIO-Galeão, no Rio de janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz. 

Em obediência às normas regulatórias, as vacinas passarão, em Bio-Manguinhos/Fiocruz, por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. Esse processo acontecerá ao longo da madrugada e na manhã de sábado (23/1) e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição no período da tarde. Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 

Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC.

Vacinação contra Covid-19 em Manaus é suspensa em meio a investigação sobre irregularidade na aplicação das doses

A vacinação contra a Covid-19 em Manaus foi suspensa nesta quinta-feira (21). A previsão é que seja retomada nesta sexta. A medida foi anunciada em meio à investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a suspeita de irregularidades na aplicação da vacina, com a fila de grupos prioritários sendo "furada".

Denúncias foram feitas depois que parentes de empresários locais postaram fotos sendo vacinados e foram acusados de "furar fila". A prefeitura da capital amazonense diz que não há irregularidades (leia mais ao final da reportagem).

Outra dificuldade vivida pelo Amazonas é o número de doses recebidas. O governo do estado informou, na segunda-feira (18), que recebeu 256 mil doses da CoronaVac. No entanto, depois corrigiu a informação e informou que o total recebido foi de 282 mil vacinas. Dessas, somente 221 mil foram distribuídas entre as cidades, incluindo a capital. O governo não informou o que ocorreu com as demais 60.727 doses que sobraram.

Segundo o governo do estado, a suspensão da vacinação ocorre para replanejamento da campanha. O objetivo, agora, é discutir os critérios que definirão quais profissionais de saúde e de quais unidades têm prioridade para receber as primeiras doses, já que a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo governo federal é insuficiente. Somente profissionais que atuam no Samu seguem recebendo o imunizante.

Após a definição dos critérios, as unidades de saúde deverão enviar a lista nominal dos profissionais, com o setor em que cada um trabalha, para a Secretaria da Saúde de Manaus reprogramar a vacinação. A previsão é que os trabalhos sejam retomados na sexta-feira (22).

A suspensão da campanha foi definida pelas secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas, após uma reunião na noite de quarta-feira (20). Participaram do encontro representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.

Os participantes da reunião concluíram que devem ser priorizados os profissionais mais expostos ao coronavírus e que trabalhem em unidades de referência de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid, considerando também comorbidades e idade.

Foi definido, ainda, que será garantida a segunda dose para os profissionais que já foram vacinados até esta quarta-feira.

A secretária municipal da Saúde, Shádia Fraxe, afirmou a prefeitura organizou 50 equipes de vacinação, com 200 profissionais, porém a definição de locais e de quem deve ser vacinado é de responsabilidade do governo do estado.

Já a Secretaria do Amazonas havia divulgado que a responsabilidade pela campanha era das prefeituras e que não era responsável pela definição das pessoas que receberão as doses, apenas entregava o imunizante aos municípios.

De acordo com a prefeitura de Manaus, nos primeiros dois dias de vacinação na capital, 1.140 profissionais de saúde receberam a primeira dose da CoronaVac. A Prefeitura recebeu, para esta primeira etapa da campanha, um total de 40.072 doses de vacina.

Denúncias sobre vacinação


A principal acusação sobre irregularidades na vacinação em Manaus envolve as médicas Gabrielle Kirk Lins e Isabbele Kirk Lins, vacinadas neste primeiro dia de imunização. A família das médicas é dona de hospitais e universidades particulares em Manaus, entre outros negócios.

Na quinta-feira, após as denúncias, o prefeito David Almeida disse que iria proibir imagens de pessoas recebendo a vacina.

"Aquelas duas jovens médicas que foram vacinadas e postaram na rede social, hoje, que inclusive está sendo objeto de muita polêmica, elas estavam de plantão. Elas estavam trabalhando. Elas estavam atendendo as pessoas no consultório. Essa é a verdade", justificou o prefeito David Almeida em transmissão de vídeo na internet.

Em nota sobre a vacinação das médicas, a prefeitura informou que "não há nenhuma irregularidade, uma vez que se encontram nomeadas e atuando legitimamente no plantão da unidade de saúde, para a qual foram designadas, em razão da urgência e exceção sanitárias, estabelecidas nos primeiros 15 dias da nova gestão."

Sistema de saúde em colapso

O Amazonas tem mais de 238 mil casos e 6,5 mil mortes por Covid-19. A capital amazonense enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais. A demanda pelo produto cresceu após o recorde de internações. (G1)

Avião que transportava vacinas entra em rota de colisão com jato


A Força Aérea Brasileira (FAB) apura uma ocorrência envolvendo um avião monomotor do governo do Paraná, que transportava doses da vacina CoronaVac para Londrina e entrou em rota de colisão com um avião da Gol na terça-feira (19).Segundo o governo do Paraná, o piloto automático fez uma curva errada.

O monomotor do governo paranaense saiu de Curitiba rumo a Londrina. O avião da Gol saiu de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Em um áudio do controle de tráfego aéreo, é possível ouvir a controladora orientando os pilotos do jato da Gol a "subir ou descer na rota", para não se aproximar e evitar a colisão com a aeronave.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da FAB, passou a coletar dados do caso nesta quarta-feira (20) para apurar o que teria ocorrido no piloto automático da aeronave estadual. Em nota, o governo estadual do Paraná classificou o episódio como "incidente'" e informou que a tripulação levou alguns minutos para conseguir desligar o piloto automático e assumir o controle da aeronave Cessna C208 Caravan. A rota incluía uma curva para o lado esquerdo, porém, pelo erro foi feita para a direita, entrando na rota do jato da Gol.

"Ressaltamos que não houve um acidente, mas um incidente, o qual foi devidamente reportado às autoridades aeronáuticas. Na dinâmica da aviação, foram tomadas as medidas técnicas mitigadoras para manter a segurança de voo. Isso significa que a tripulação estava atenta e segura em seus procedimentos", disse em nota.

Após o ocorrido, a Casa Militar, responsável pela aeronave, determinou que o Cessna C208 Caravan permanecesse em solo, até a intervenção de manutenção. O governo estadual ainda afirmou que todas as aeronaves sob responsabilidade do órgão estão com a manutenção em dia. O avião da Gol tem um dispositivo instalado que aponta a aproximação de aeronaves e, por meio de um aviso, orienta a direção que o piloto deve tomar para evitar a colisão.

Procurada pelo G1, a Gol informou que "a aeronave GOL que realizou o voo G3-1212 (Guarulhos-Curitiba), na terça-feira (19), teve de fazer um novo procedimento de pouso durante a aproximação ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. A mudança foi necessária por solicitação do controle de tráfego aéreo do destino para procedimento de segurança, sem qualquer anormalidade no voo. Reforçamos que a Companhia está sempre atenta à Segurança, nosso valor número 1". Com informações do portal G1.

20 janeiro 2021

Prefeitura de Una abre edital para preenchimento de vagas por processo seletivo


A Prefeitura Municipal de Una publicou na data de hoje (20), edital para processo seletivo para preenchimento de vagas temporárias em diversas secretarias, são elas Secretarias Municipais de Governo, Administração e Planejamento, Desenvolvimento Social e da Saúde.

O edital preve vagas para nível médio e fundamental.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Das 8:00 h do dia 20/01/2021 às 23:59 h. do dia 26/01/2021. 

Os candidatos deverão inscrever-se pela internet através de preenchimento e envio do formulário constante do ANEXO I do Edital, que será enviado através de e-mail: processoseletivo@una.ba.gov.br, acompanhado do respectivo currículo do candidato e dos documentos comprobatórios do atendimento dos requisitos de escolaridade e das titulações apresentadas, além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, todos em formato pdf.

Para participar do processo seletivo o candidato deverá pagar taxa de inscrição obrigatória, cuja comprovação de pagamento deverá acompanhar o pedido de inscrição, no seguinte valor, se revelando exclusivamente necessária para o custeio das despesas inerentes à sua realização:

CARGO NÍVEL MÉDIO/FUNDAMENTAL: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)

O processo de seleção compreende: inscrição, análise dos documentos e avaliação, classificação, publicação do resultado, apreciação dos recursos, resultado final, convocação, contratação e assunção das funções, nos termos do presente Edital.

A divulgação das etapas será feita através do site: www.una.ba.gov.br.

A validade deste Processo Seletivo Simplificado será de 02 (dois) anos, prorrogáveis por igual período, na forma da lei municipal vigente.

Confira abaixo o quadro de vagas do processo seletivo e o salário inicial previsto:

Cargos de níveis médio e fundamental


  • Auxiliar de serviços gerais, 27 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Motorista cat b 11 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Agente de endemias 01 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Auxiliar de nutrição 05 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Recepcionista 09 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Técnico de enfermagem de APH 10 vagas, salário de R$ 1.300,00,
  • Auxiliar de consultório dentario 07 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Técnico de enfermagem 30 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Técnico de enfermagem vacinador 08 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Técnico em analise clinica 01 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Técnico em prótese dentária 01 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Técnico em radiologia 03 vagas, salário de R$ 2.203,90
  • Técnico em informatica 02 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Técnico em segurança do trabalho 01 vagas, salário de R$ 1.300,00 
  • Técnico em saúde do trabalhador 01 vagas, salário de R$ 1.300,00
  • Digitador 02 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Visitador social 03 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Auxiliar de produção e armaznamento 09 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Auxiliar serviços urbnos 23 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Serralheiro 01 vaga, salário de R$ 1.102,00
  • Fiscal de campo 02 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Operador de máuinas pneumática 01 vaga, salário de R$ 1.102,00
  • Podador 01 vaga, salário de R$ 1.102,00
  • Vigilante patrimonial 06 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Coveiro 03 vagas, salário de R$ 1.102,00
  • Motorista cnh d 01 vaga, salário de R$ 1.102,00
  • Operador de retroescavadeira 01 vaga, salário de R$ 1.102,00

Os candidatos deverão inscrever-se através de preenchimento do formulário constante do ANEXO I deste Edital, que deve ser enviado através do e-mail: processoseletivo@una.ba.gov.br acessando o link abaixo, acompanhado do respectivo currículo do candidato e dos documentos comprobatórios do atendimento dos requisitos de escolaridade e das titulações apresentadas, além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, todos em formato pdf. 


Para gerar o boleto da taxa de inscrição, o candidato deve acessar: 


Saiba quais são as pessoas que não podem tomar a vacina Coronavac



A bula da Coronavac mostra que a vacina tem poucas contraindicações e causa reações adversas principalmente em pessoas com alergia a algum componente usado em sua produção.

Um dos pontos destacados na bula diz respeito a quem deve procurar um médico antes de receber a vacina: pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão.

Caso a pessoa tenha alergia a algum componente da vacina e não saiba até o momento da aplicação, o Instituto Butantan afirma que os pontos de vacinação têm doses de adrenalina para reverter um possível choque anafilático.

Pelo regulamento, o Instituto deve garantir pronto-atendimento por trinta minutos após a aplicação. “A orientação é que, se a pessoa não tem certeza se é alérgica a algum componente ou não, ela fique no local por 30 minutos”, diz Luiz Gustavo de Almeida, microbiologista da USP e coordenador do Instituto Questão de Ciência. 

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.

“Não quer dizer que vai ter problema, mas não temos como garantir que não terá. É simplesmente pelo fato deste grupo não ter sido testado, portanto, não é possível garantir a segurança”, diz Almeida.

O microbiologista também destaca restrições para pessoas com sistema imunodeprimido ou imunodebilitado.

“Principalmente aquelas que fazem uso de imunoglobulina humana. Ela deve ser vacinada com, pelo menos, um mês de intervalo para não interferir na resposta imunológica”, alerta.

“Mas a orientação na bula é de que podem sim, desde busquem a orientação medica.”

Tratamento preventivo


A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu um comunicado destacando que não há tratamento preventivo contra a Covid-19, exceto as medidas que já conhecemos: isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

“As melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no 'tratamento precoce' para a Covid-19 até o presente momento. Pesquisas clínicas com medicações antigas indicadas para outras doenças e novos medicamentos estão em pesquisa. Atualmente, as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidade reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil”, consta trecho do comunicado.

19 janeiro 2021

Canavieiras recebeu 190 doses da vacina Coronavac, profissionais da saúde serão os primeiros a serem imunizados


A vacina "Coronavac" contra a Covid-19, do Instituto Butantan, acaba de chegar a Canavieiras escoltada pela Polícia Militar. O prefeito Roberto Almeida e a secretária de Saúde Polianna Goiabeira fizeram questão de recebe-la pessoalmente no posto de saúde Talma Cajueiro. O início da imunização será imediato conforme o plano municipal de vacinação. 

O prefeito de Canavieiras, Clóvis Almeida, fez uma transmissão ao vivo na tarde de hoje, dando início ao Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus. Durante a live, o prefeito falou ser um dia histórico para Canavieiras, por estarmos recebendo uma grande bênção, a vacina contra o coronavirus. Justificou a escolha do médico Dr Eneas Carvalho para receber  a primeira dose da vacina Coronavac, ao fato dele ter sido professor de vários médicos da Bahia, por exercer a medicina há 50 anos, por ser um profissional padrão e escolhido pelos profissionais da saúde municipal, além de fazer parte da população prioritária (idade e profissional de saúde).

Dr Eneas falou que é  uma grande alegria para ele ter sido escolhido para receber a primeira dose da vacina:  "Eu disse comigo mesmo no primeiro ano quando entrei na faculdade, que iria fazer medicina enquanto tivesse respirando e sei que com essa vacina vou respirar muito mais e ai eu vou ficar feliz e espero que todo o povo de canavieiras siga o mesmo exemplo."


A secretária de saúde Polianna Goiabeira destacou ser um alívio para todos os profissionais de saúde e para todo o povo de Canavieiras, estar iniciando esse Plano Municipal de Vacinação. Ressaltou que o plano foi elaborado pela equipe da secretaria municipal de saúde e pediu tranquilidade a toda a população de Canavieiras, afirmou que todos os grupos prioritários receberão a vacina.

Poliana confirmou o recebimento de 190 doses de Coronavac, e enfatizou que essa quantidade ainda não é o suficiente e por isso a população deve manter todos os cuidados preconizados pelas normas do Ministério da saúde.

Nessa primeira etapa de vacinação serão imunizados os profissionais da saúde, principalmente os que estão trabalhando na linha de frente e em maior risco de vulnerabilidade.

Municipios baianos começaram a receber as doses da vacina contra a covid-19

7500 doses da vacina serão distribuídas aos municípios da região de Ilhéus. 


Os municípios do interior da Bahia começaram a receber as doses da vacina do contra o coronavírus na madrugada desta terça-feira (19). O avião com as doses chegou em Salvador na noite de segunda, de onde começou a distribuição para todo o estado.

De Salvador, as vacinas foram distribuídas para 30 regionais, que farão a distribuição aos 417 municípios baianos. Confira:

Sul da Bahia

As primeiras doses chegaram em Eunápolis, na região da Costa do Descobrimento, na madrugada desta terça. As vacinas foram levadas para a Rede de Frio do Núcleo Regional de Saúde da 8ª Região.

A região receberá, ao todo, 10.800 doses, que serão distribuídas entre oito, 8 cidades: Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Itabela, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis. A previsão é que, em Eunápolis e Porto Seguro, a vacinação comece na quarta-feira (20).

Ilhéus, também no sul da Bahia, recebeu 7,5 mil doses. Destas, 5.704 ficam na cidade. As doses enviadas pra o município também serão distribuídas entre as cidades de Mascote, Santa luzia, Arataca, Canavieiras, Itacaré, Una e Uruçuca.

Em Ilhéus, a imunização começa às 10h desta terça. A primeira pessoa a ser vacinada será uma técnica de enfermagem de 59 anos, que atua na Maternidade Santa Helena.

Vacinas enviadas para Eunápolis serão enviadas para outras 7 cidades da Costa do Descobrimento
Foto: Reprodução/TV Bahia

Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que recebeu 2.548 doses, que serão aplicadas nos grupos determinados pelo Plano Nacional de Vacinação, ou seja, idosos acima de 75 anos, idosos em casas de abrigo, profissionais de saúde e indígenas que vivem em aldeias.

A primeira dose será aplicada em profissional de saúde, na sala de vacina do Centro de Saúde III, no bairro do Angary, às 15h desta terça. Nesta primeira fase, a estratégia é concentrar a aplicação em 15 polos por toda a cidade. Juazeiro mapeou o público alvo. São 7.385 idosos nessa etapa da campanha e 6.887 profissionais.

Feira de Santana e região


Vacinas enviadas para Feira serão distribuídas entre outras 22 cidades — Foto: Reprodução/TV Bahia

O helicóptero com as primeiras doses chegou a Feira de Santana na manhã desta terça-feira.

Ao todo, 15 mil doses da Coronavac foram enviadas à cidade. Deste total, 9 mil são para Feira de Santana, e o restante será distribuído a outros 22 municípios da região.

Segundo a prefeitura de Feira de Santana, a primeira pessoa a ser vacinada na cidade será uma enfermeira que atua na UTI do Hospital Clériston Andrade. A imunização está arcada para ocorrer entre 9h e 10h. Uma coletiva está agendada para esta manhã, que vai apresentar o plano de vacinação.

A cidade de Alagoinhas, na reião de Feira, recebeu 4 mil doses, na manhã desta terça. Já chegaram também as vacinas em Santo Antônio de Jesus.

Barreiras e região oeste

As vacinas chegaram à cidade do oeste da Bahia durante a madrugada. Elas foram armazenadas na Rede Frio do Núcleo Regional de Saúde.

Ao todo, 4.720 doses foram enviadas a Barreiras e também serão distribuídas entre outros 15 municípios da região.

A Imunização em Barreiras está programada para começar às 14h. A primeira pessoa a receber a vacina será uma idosa do Lar Batista.

Vitória da Conquista e região sudoeste

As doses chegaram em Conquista na madrugada desta terça. Eles foram armazenadas na Rede de Frio do Núcleo Regional de Saúde da cidade.

Ao todo, 15.726 doses foram enviada à cidade. Destas, 4.040 ficam em Conquista, enquanto o restante será distribuído entre 74 municípios da região. A programação que algumas cidades já iniciem a imunização nesta terça.

Mais de 376 mil doses da vacina Coronavac chegaram à Bahia

Foto: Alberto Maraux/SSP

A tão esperada vacina contra a Covid-19 já está em solo baiano. As 376.600 doses da Coronovac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech – chegaram em voo comercial ao Aeroporto de Salvador, às 22h20 desta segunda-feira (18).

Em seguida, a carga foi encaminhada para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). No local está montada uma estrutura para recebimento e armazenamento temporário do imunizante, sob os cuidados de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Após o processo de conferência e separação, o envio das vacinas para o interior do estado ocorrerá por meio de sete aeronaves, que vão aterrissar em cidades-polo de diferentes regiões. Nesses locais, 243 caminhões, vans e outros veículos farão o transporte do imunizante para os demais municípios.

“Iremos distribuir as vacinas para todos os núcleos de saúde durante a madrugada. Os aviões sairão do Graer e pousarão em cidades-polo. A partir de lá, elas serão distribuídas para os 417 municípios baianos. Às 5h sairão helicópteros para as cidades mais próximas de Salvador, de modo que possamos começar a vacinação em todo o estado nesta terça-feira [19]”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

O superintendente estadual do Ministério da Saúde na Bahia, Glauber Almeida, destacou que “a chegada desta primeira carga de vacinas é um momento histórico. A parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria da Saúde do Estado e os municípios será constante. Vamos fazer a vacina chegar a toda a população baiana”.


Vacinação


Os imunizantes, que são suficientes para vacinar inicialmente cerca de 188 mil baianos, serão aplicadas na população enquadrada na primeira das quatro fases do plano de vacinação. São profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

A professora Dora Tourinho fez questão de ir ao Aeroporto de Salvador para acompanhar o aterrissagem do avião que trouxe a vacina. “O sentimento é de gratidão a Deus. Depois de um ano tão difícil, ver a chegada dessa vacina é uma esperança para a gente”, contou.

A primeira pessoa a ser vacinada na Bahia receberá a primeira dose da Coronavac na manhã desta terça-feira (19), no Hospital Santo Antônio, que fica no Largo de Roma, na capital baiana. O governador Rui Costa irá acompanhar o início da vacinação no estado.

A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose e, por isso, é imprescindível que o cidadão a ser vacinado leve o cartão de vacinação.

Vacinas diferentes, desenvolvidas por laboratórios diferentes e com diferentes posologias, serão aplicadas no Brasil e é o cartão de vacinação que vai garantir que a segunda dose aplicada seja a mesma que a primeira e no prazo indicado. Caso não possua um, o cidadão irá receber um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a Covid-19 recebeu. (Governo do estado da Bahia)

Canavieiras: Secretaria de Saúde informa que está pronta para vacinar contra a COVID-19


Em nota através de seu canal no Facebook, na tarde desta segunda-feira (18), a Prefeitura Municipal de Canavieiras divulgou um informativo a respeito da vacinação contra o coronavírus. O município já teve um total de 3518 casos notificados, destes, 1273 foram confirmados com o novo coronavírus e 1167 estão curados da enfermidade. No momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 68 casos ainda estão ativos, 38 canavieirenses perderam a batalha para o vírus e foram a óbito, além de 01 óbito ainda em investigação.


Secretaria de saúde pronta para vacinar 


Leia abaixo, na íntegra, a nota divulgada através da página oficial da Prefeitura de Canavieiras no Facebook:

A Secretaria Municipal de Saúde de Canavieiras informa que, após liberação da vacina “Coronavac” contra o coronavírus na data deste domingo (17/01/21), a previsão feita pelo Núcleo Regional de Saúde do Estado é que a vacina chegue em nosso município ainda essa semana.

A equipe da secretaria de Saúde, desde o princípio, não mediu esforços para garantir que todas as providências fossem tomadas para proteger a nossa população, estando preparada e em constante atualização com o estado. 

Foi elaborado o plano municipal de vacinação contra a COVID-19 seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde , além da aquisição de todos os insumos que garantam a sua efetivação imediata. 

Nos próximos dias divulgaremos as fases e organização municipal para a vacinação nos canais oficias da prefeitura. (Facebook)

18 janeiro 2021

Bahia tem previsão de chegada da vacina contra covid-19 até o final da tarde


Devido toda a logística que envolve a remessa das vacinas e as dimensões do país,  o cronograma do Ministério da Saúde sofreu alterações o que motivou atraso no envio do lote de vacinas contra covid-19 para os estados. O secretário de saúde estadual Fábio Vilas Boas, afirmou na manhã de hoje que haverão mudanças no cronograma de vacinação anteriormente prevista.

as vacinas estavam prestas para chegarem no estado na manha de hoje, porém, o envio atrasou forçando mudanças na programação. Outro ponto a ser destacado é a quantidade de doses que chegará no estado neste primeiro momento. A Secretaria Estadual contava com a chegada de 422 mil doses para começar a imunização na população nesta primeira etapa. Entretanto, o Ministério da Saúde enviará 376 mil doses.

Com a mudança da quantidade de doses, a secretaria de saúde estadual informou que a inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde da linha de frente e a população de idosos residentes em abrigos.

Dessa forma, serão vacinadas 179.361 pessoas, considerando as duas doses necessárias e também a perda técnica que pode acontecer durante o transporte. 

Segundo o Ministério da Saúde, com essas primeiras doses serão vacinadas, na Bahia, 9.788 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; 829 pessoas com deficiência institucionalizadas; 27.201 indígenas; e 142.087 profissionais da saúde, o que corresponde a 34% desse público. A expectativa da Secretaria estadual da Saúde (Sesab) era receber 422 mil doses.

Como será o envio para o interior do estado?


De acordo com o plano divulgado pelo governo estadual, as doses serão levadas por via terrestre para as cidades da Região Metropolitana de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Mundo Novo, Itaberaba, Amargosa e Cruz das Almas. Por via aérea, a entrega será nas cidades de Gandu, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Cícero Dantas, Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Jacobina, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Boquira, Caetité, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi.

Segundo o secretario Fábio Vilas Boas, as vacinas chegarão até o final da tarde desta segunda-feira (18). A vacinação está prevista para iniciar em todo o país na quarta-feira.

Una: Prefeito Tiago de Dejair disse que apresentará o Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus na terça-feira


O prefeito do município de Una, Tiago de Dejair (Progressistas), comemorou na noite deste domingo (17) a liberação da vacina contra o coronavírus por parte da ANVISA e anunciou através das suas redes sociais que ainda durante esta semana estará elaborando o Plano Municipal de Vacinação. Informaremos sobre a quantidade de doses recebidas, previsão do início da imunização e o público alvo que receberá as primeiras doses. Tiago disse ainda que, o plano será submetido ao Conselho Municipal de Saúde na próxima terça-feira (19), em reunião que acontecerá às 14h. 

"Hoje tivemos a notícia que a ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária), liberou o uso da vacina contra o CORONAVÍRUS. O município está em contato com o Governo do Estado, atentos à logística que será disponibilizada, para que nossa cidade receba a vacina o quanto antes." disse o prefeito.

17 janeiro 2021

Sede do Graer será ponto de armazenamento central de vacinas antes da distribuição pelo estado


A sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão à Bahia. O local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição do material em todo o estado, de maneira mais rápida.

Câmaras frigoríficas já estão na sede da unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

Na tarde desta sexta-feira (15), o secretário da Segurança Pública do Estado, Ricardo Mandarino, participou de uma reunião com representantes da pasta de todo o Brasil e do Ministério da Saúde.

“Deixamos claro que estamos prontos para abrigar e escoltar a tão esperada vacina”, afirmou o gestor baiano. Toda a logística está preparada de forma conjunta e terá as participações das quatro forças de segurança.

Plano estadual de vacinação já está pronto na Bahia


O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que envolvem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até o mês de maio. Essa é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e, no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades.

Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, escreveu no Twitter.

“Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a comprar da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou o governador.

Infraestrutura pronta


O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses. “Adicionalmente, licitamos 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA e, inicialmente, serão distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, ressalta Vilas-Boas, ao pontuar que cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.

Durante a campanha de vacinação, a distribuição dos imunobiológicos ocorrerá utilizando 243 veículos entre caminhões e furgões refrigerados, bem como caminhonetes e aeronaves, contemplando as nove macrorregiões de saúde. O tempo de deslocamento será de até 48 horas, após a chegada das vacinas.

Ainda no que tange a infraestrutura, a Bahia tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas e, adicionalmente, adquiriu 19,8 milhões, cuja entrega de 4 milhões de unidades ocorrerá nos próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho.

Etapas


Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19.

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

Fonte: Ascom/Sesab

Postagem em destaque

Corpo de Ana Lúcia é encontrado em matagal no sul da Bahia; ex-namorado confessa o crime

Imagem de Ana Lúcia Carvalho Silva, vítima do crime em Camacã, Bahia O corpo de Ana Lúcia Carvalho Silva, de 20 anos, foi...