A Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), maior entidade representatividade da categoria com oito mil filiados em todo o estado, reagiu às declarações do governador Rui Costa (PT) durante apresentação do novo comandante geral da PM baiana, coronel Anselmo Alves Brandão, na última sexta-feira (2).
O líder baiano afirmou que não irá tolerar crimes envolvendo PMs e destacou que assim como o "policial é pai e mãe de família, que têm filhos, e eles devem voltar para casa depois de cumprir a jornada de trabalho, da mesma forma, eu quero que eles pensem que quem está na rua é um cidadão, um jovem, e mesmo aquele que está cometendo um delito tem um pai, tem uma mãe, que querem ver o filho, em algum momento, voltar para casa”.
“É lamentável ouvir de um governador recém-empossado palavras que, com certeza, desmotivam sobremaneira a comunidade policial militar, usando palavras com tom ameaçador como se nós policiais não fossemos pais e mães, filhos e netos ou como se não fizéssemos parte dessa sociedade e que também vem sofrendo com a violência inclusive do crime organizado”, criticou o presidente da APPM-BA, Roque Santos.
Para o dirigente, os policiais baianos vêm sendo “caçados”, e até o momento não houve nenhum pronunciamento oficial por parte do Estado.
“Não precisamos ser execrados, pois sabemos da nossa missão e continuamos fazendo mesmo com o risco da própria vida, precisamos de motivação e não de ameaças, nós nos respeitamos, queremos e exigimos ser respeitados”, cobrou.
A entidade representativa dos praças sugeriu ainda que a Corregedoria da PM se torne uma “Casa Correcional”. “Os desvios de conduta têm que ser combatidos como tem sido com o rigor que a lei determina, só não pode ser generalizados como se a maioria desviasse”, afirmou.
Para a Associação, o crescimento da criminalidade nos últimos anos no estado e aumento de mortes de policiais na mesma proporção só serão resolvidos com “políticas de segurança pública mais eficazes e com policiais motivados e valorizados”.
O governador Rui Costa ainda não se pronunciou sobre as declarações da entidade.
Fonte: www.bocaonews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.