10 janeiro 2019

Canavieiras: DENÚNCIA! Guardas Municipais Estão Trabalhando Com Coletes Vencidos

Segundo informações encaminhadas ao blog, os guardas civis municipais de Canavieiras, estão trabalhando com os coletes à prova e balas vencidos. A Guarda Civil Municipal de Canavieiras possui sob sua responsabilidade 10 coletes, adquiridos junto à empresa Tamtex, porém, todos os 10 coletes estão vencidos e os guardas municipais estão fazendo rondas pela cidade, inclusive durante as madrugadas, sem nenhum tipo de proteção. Apesar dos coletes à prova de balas serem feitos de materiais muito resistentes e de alta tecnologia, o próprio fabricante, em seu site, diz que estes materiais também tem prazo de validade. Sim, isto significa que após alguns anos, o colete torna-se impróprio para o uso e pode colocar em risco a vida de quem o usa. O prazo de garantia é determinado por cada empresa fabricante em função de seus projetos, e geralmente é de 5 anos.

Uma portaria do Exército Brasileiro determina que coletes com prazo de validade vencido não podem ser utilizados em HIPÓTESE ALGUMA, estando sujeitos a penalizações. C
onforme essa Portaria nº 18 de 19/12/2006, o órgão que autoriza, fiscaliza e regulamenta o uso deste de produto bélico, em seu artigo 35 diz que "Os coletes à prova de balas com prazo de validade expirado NÃO poderão ser utilizados, devendo ser destruídos". 

Fato é que colete à prova de balas está para os guardas municipais, assim como o capacete está para o motociclista e as luvas cirúrgicas para o médico. É um equipamentos de proteção individual (EPI) indispensável para quem trabalha com segurança pública.

Como garantir a segurança do cidadão se o guarda municipal não consegue ter o mínimo necessário para garantir a própria segurança durante o serviço? 

Os coletes estão vencidos desde o dia 08, porém, por ser uma compra complexa, necessita planejamento, algo muito distante da atual gestão municipal. Segundo foi apurado, a secretaria de administração já havia sido procurada por prepostos da guarda desde meados do ano passado (2018), naquela época, segundo nos foi confidenciado, a licitação não foi providenciada devido a falta de dotação orçamentária. Acontece que, como foi citado anteriormente, o processo licitatório para aquisição de material bélico é demorado devido a todo  ritual exigido pelos órgãos federais controladores (Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Polícia Federal), o que pode deixar os guardas civis municipais à mercê da sorte, por no mínimo, três meses.

Recentemente, alguns municípios brasileiros perderam, na Justiça, ações indenizatórias movidas por agentes de segurança que estavam trabalhando com coletes à prova de balas vencidos. 

Para a justiça, o simples fato do uso do colete com data de vencimento expirado, é o bastante para configurar a omissão do órgão público, pois compromete a integridade física do servidor, além de demonstrar total despreocupação da administração pública em sanar o problema. Isso é um ponto que deve ser levado em conta pela gestão municipal a fim de poupar o já tão escasso dinheiro público, caso algum guarda municipal resolva impetrar ação contra o município.

Com os índices de violência aumentando Brasil à fora, as populações de cidades pequenas, com no caso de Canavieiras, aprenderam a confiar em suas Guardas Civis Municipais, as quais desenvolvem, dentro de suas possibilidades, conjuntamente com as Polícias Civil e Militar, um excelente trabalho de manutenção da segurança pública.

A falta dos coletes à prova de balas, em tese, impediriam os Guardas municipais desenvolverem alguns serviços prioritários à população, como por exemplo as rondas escolares, escolta dos ônibus universitários e as rondas matutinas de proteção aos praticantes de caminhadas.

É um descaso com a Guarda Civil  Municipal de Canavieiras e com sua população, além de significar retrocesso, visto que, recentemente as Guardas Civis Municipais passaram a integrar o sistema de segurança pública, respaldado no artigo 144 da Constituição Federal e da lei 13.022/14. Canavieiras, ao que parece, vai na contra-mão dessa evolução.

O Blog Do Sargento está à disposição para, querendo, a gestão municipal apresente sua versão da história.

3 comentários:

  1. O Blog Do Sargento Vitorino está à disposição da gestão municipal, do Comandante da Guarda Civil Municipal ou representante, para de maneira oficial e IDENTIFICADA, apresentar sua versão do fato.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Sargento. Seja como for, há informações institucionais que não são verdadeiras. Solicito os dados de destinatário para que possa ser enviado pronunciamento.
    Desde já, grato por se preocupar com a segurança de nossos agentes.

    CMT GCM Pedreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, CMT GCM Thales Pedreira, sou parceiro das instituições de segurança, até porque faço parte delas. O Blog do Sargento Vitorino está à disposição como sempre esteve, para qualquer pronunciamento desta Guarda Civil Municipal. Pode enviar a nota oficial para o email: luizmagno333@gmail.com ou no WhatsApp 73 99856-6117 que terei a maior satisfação em divulgar. Abraços.

      Excluir

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...