Acabamos de eleger nossos representantes para o quadriênio 2013/2017 nos poderes Executivo e Legislativo. Como sabemos, foi eleito, pela quarta vez para gerir a cidade, o Sr Almir Melo (PMDB), 8213 votos.
Na Câmara teremos a repetição de quatro nomes: Dalva da Pescan (PSD) - 790 votos, Cacá Guimarães (PP) - 745 votos, Jorge Garcia (PMDB) - 657 votos e Deny Mendes (PP) - 547 votos, representando a "renovação" tivemos outros cinco vereadores: Nide Enfermeira (PP) - 888 votos, Cleonildo (PRTB) - 773 votos, Nilton Nascimento (PSD) - 746 votos, Moreira (PT) - 650 votos e Kinha de Girú (PPS) - 483 votos.
Na verdade quando pensamos em renovação propriamente dita, esbarraremos em um número mais reduzido de eleitos, pois, Nide Enfermeira já exerceu um mandato de vereadora no quadriênio 1999/2003, tentou a reeleição no pleito de 2004, concorrendo, também na eleição de 2008, sendo mais uma vez preterida nas urnas. Dessa vez a campanha foi vitoriosa obtendo 888 votos, tendo logrado a maior votação dentre os eleitos. Já o candidato Moreira exerceu o mandato por um mês durante esta legislatura, quando da licença do atual detentor da vaga, o vereador Otoniel, para tratamento de saúde. Moreira tentou outras três vezes se eleger vereador durante as eleições de 2000, 2004 e 2008, dessa vez o destino lhe sorriu (e os eleitores) e sua campanha em 2012 foi vitoriosa.
Estreantes em eleições temos, então, três candidatos eleitos: Cleonildo, Nilton e Kinha de Girú, tínhamos uma chance de uma renovação ainda mais expressiva caso as atuais nove vagas fossem ampliadas para treze, como muitos esperavam, porém, por razões desconhecidas e inexplicáveis já que o repasse de verba por parte do Executivo seria o mesmo, ou seja, não oneraria os cofres públicos em nenhum centavo a mais, infelizmente os atuais edis preferiram manter os cidadãos com uma representação menos expressiva naquela "Casa do Povo", talvez pensando mais no próprio umbigo do que nos concidadãos.
Mas, ao que parece, para alguns, o tiro saiu pela culatra, já que pelo menos dois dos atuais vereadores não conseguiram reeleger-se.
Veja mais notícias:
Canavieiras: Boca De Fumo Na Rua Da Areia É Estourada Pela Polícia Civil
Canavieiras: Já Cassado Na Primeira Instância, Doutor Almeida Tenta A Sorte No TRE Em Salvador
O que se comenta nos quatro cantos e pelos diversos críticos políticos de nossa cidade, ainda há a possibilidade da ampliação do quadro de vereadores. Resta a dúvida se para esta ou para a próxima legislatura. Caso isso venha a se concretizar teríamos, então, além do vereador Paulo Carvalho (reeleito) (PTB 597 votos), outros três nomes inéditos ocupando espaço na nossa Câmara de Vereadores, são eles: Tânia Enfermeira (PSB) 632 votos, Professora Virgínia (PSL) 350 votos e Caboclo (PMN) 272 votos.
Uma Câmara com novos ares e um prefeito eleito pela quarta vez.
Esperamos que cada um cumpra seu papel da melhor maneira possível.
Eis o cenário político atual e nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.