01 agosto 2015

Alteração No Código De Trânsito Brasileiro Torna Obrigatório Emplacamento E Licenciamento Das "Cinquentinhas"


Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta feira (31), a lei nº 13.154/15 que altera a lei 9.503 de 23/08/97 CTB- Código de Trânsito Brasileiro, a nova lei, na verdade promove uma série de alterações no CTB, dentre as alterações, equipara os ciclomotores (popularmente conhecidos por "CINQUENTINHAS") às motocicletas. Conforme a lei publicada, os ciclomotores deverão ser emplacados e os condutores terão que transitar com o CRLV- Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo assim como automóveis e motocicletas. Veja abaixo como era e como ficou o artigo que tratava desse assunto:


ANTES:

Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
XVII - registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações;

Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.

DEPOIS:

Art. 24, XVII e 129 (registro e licenciamento de ciclomotores): 
– foi retirada, destes artigos, a palavra “ciclomotores”, fazendo com que o registro e licenciamento destes veículos NÃO DEPENDAM MAIS de legislação municipal; consequentemente, passarão a ser tratados como qualquer veículo automotor, sujeito ao registro, licenciamento e emplacamento pelo órgão executivo de trânsito estadual (Detran)
A nova lei atende um desejo antigo dos Departamentos de Trânsito (DETRAN), de todos os estados da Federação que assumem a competência que antes era dos municípios, com relação ao registro das cinquentinhas. 


O prazo para que os proprietários e condutores das cinquentinhas se adequem à nova lei, aqui na Bahia, deverá ser comunicado pelo DETRAN-BA através de uma portaria, muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...