13 março 2014

Quadrilha De Assaltantes De Banco Presa Na Bahia Foi Traída Pelo Sotaque Paulista

Bando foi apresentado nessa quinta-feira. Sotaque ajudou identificação

O sotaque diferente de alguns integrantes de uma quadrilha especializada em explosão a caixas eletrônicos ajudou a polícia a identificar os criminosos. Composta por paulistas e baianos, o grupo é suspeito de ter participado de pelo menos nove ataques a instituições financeiras no Estado. De acordo com a Polícia Civil, os assaltantes estavam se preparando para explodir um terminal de autoatendimento (TAA) no Conde quando as prisões aconteceram, na terça-feira (11).
Os bandidos foram apresentados pela polícia na tarde desta quinta-feira (13), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia. Os homens foram presos nas cidades de Feira de Santana, Esplanada e Conde. O grupo já teria atuado nos municípios de Alagoinhas, Mata de São João, Esplanada e Inhambupe.
A prisão foi possível quando um morador do Conde teve um carro tomado de assalto pelo grupo, na terça-feira (11). "Nós já investigávamos a presença dos paulistas na cidade", relatou o coordenador do 3ª Pelotão da PM, capitão Luiz Fernando. O veículo teria sido roubado com a intenção de ser utilizado pelo grupo durante o assalto.
Durante as busca pelo carro, os policiais conseguiram encontrar parte da quadrilha, que sofreu um acidente de carro na estrada, durante a fuga. Outros membros do grupo foram presos em um sítio utilizado pela quadrilha como ponto de encontro. Alguns homens também foram presos no povoado de Altamira, situado entre Esplanada e Conde.
A última parte do grupo foi localizada em Feira de Santana, ao abordarem um ônibus da empresa São Geraldo, que veio de São Paulo. Eles usavam quatro pistolas, duas da Polícia Militar de São Paulo, e um revólver de calibre 38. Três bisnagas de emulsão explosiva e um colete balístico da Polícia Civil de São Paulo também foram apreendidos durante as prisões.
Pedro de Carvalho Lins Pondé, 22 anos, mais conhecido como Peu, foi identificado como articulador do grupo. Morador de Esplanada, Peu é acusado de passar informações do município para os criminosos, relatando inclusive as ações da polícia local. Os demais integrantes da quadrilha foram identificados como Paulo Ricardo da Silva, 23 anos, Luis Eduardo da Silva Sini e Marcos Antônio Barbosa, ambos de 27 anos; Rogério Machado Rodrigues, 35, Samuel Fernando Bezerra Nonato, 25, Cleidson Natan Santos do Nascimento, 23; assim como Eduardo Andrade Guimarães, 33, Adelson Santos Mendes, 41, Ademir Santos Mendes, 37, Marco Aurélio Garcia Sesse, 34, e José Clemar Tabosa, de 49 anos.
Durante a apresentação da quadrilha, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ressaltou o total de assaltantes de bancos presos em 2014 - 32 no total. "Em todo o Brasil, sofremos com a falta de controle dos explosivos", ressaltou o Secretário, observando que "também é necessário se cobrar das instituições bancárias um investimento maior em itens de prevenção". As prisões e apreensões foram feitas em operações conjuntas das Polícias Civil e Militar da Bahia. 
(Correio da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...