27 outubro 2012

PLANSERV Diz Não A Ultrassonografia Para Grávida De 8 Meses

Grávida de oito meses e três pedidos de autorização para a realização de um exame negados. Este foi o relato feito por Onofre Dantas, capitão aposentado da Polícia Militar do Estado da Bahia, que contou o problema enfrentado pela filha - uma jovem gestante, cuja identidade não foi revelada. 

Titular do Planserv, Onofre revelou que a filha dele - dependente no plano, começou a sentir fortes dores e logo decidiu procurar um médico. Atendida pela Santa Casa da Misericórdia da cidade de São Felix, a 100 km da capital baiana, foi solicitado um exame de ultrassonografia doppler colorida, afim de verificar se havia problemas com o bebê ou com a gestação. 

Mas, para a surpresa do pai da gestante, o pedido de autorização foi negado no dia 13/08. "Nunca havia tido problemas com o plano e estranhei negarem um exame básico e de extrema importância para uma grávida", contou Onofre. Na tentativa de obter uma resposta positiva do Planserv, Onofre fez mais um pedido. Mas, novamente e com a mesma justificativa, o pedido foi negado no dia 21/08. Segundo o Planserv, o exame não foi autorizado porque "a solicitação não preenche os parâmetros clínicos e administrativos para a autorização do procedimento". 

A resposta, registrada no documento que nega o exame, não deixou claro para Onofre o real motivo para que a ultrassonografia não fosse realizada. "Liguei diversas vezes para o call center deles e não tive retorno algum. Sempre me diziam que estavam avaliando e que eu aguardasse retorno", disse. Mas, como as dores continuavam e a filha, bem como o bebê não podiam esperar, Onofre fez uma última tentativa, e, pela terceira vez - já após reanálise do Planserv - no dia 22/08, o plano disse Não. 

O exame, que deveria ser feito na Clínica Climod - na cidade de Cachoeira, custeado pelo Planserv, acabou sendo pago pelo denunciante. "A questão não foi o valor pago de R$ 80, mas um serviço do qual tenho direito, assim como minha filha e, quando mais precisamos, não tivemos acesso a ele. Minha filha poderia perder o bebê", afirmou. 

Onofre Dantas informou ao site bocaonews que vai pedir reembolso do valor pago pelo exame e não confirmou se tomará medidas judiciais. A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Planserv, enviando todos os documentos cedidos por Onofre, para que uma resposta fosse obtida. Até às 13h58 desta terça-feira (9) - cujo contato foi feito pela manhã, não houve retorno por parte da empresa esclarecendo a denúncia levantada. 

Em meio às dificuldades enfrentadas por este pai e avó, o pior poderia ter acontecido. Por sorte e alegria da família que depende dos serviços do Planserv para garantir o acesso ao atendimento de saúde, a criança nasceu saudável, no dia 31 de agosto. Com a palavra, o Planserv.

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