Devido toda a logística que envolve a remessa das vacinas e as dimensões do país, o cronograma do Ministério da Saúde sofreu alterações o que motivou atraso no envio do lote de vacinas contra covid-19 para os estados. O secretário de saúde estadual Fábio Vilas Boas, afirmou na manhã de hoje que haverão mudanças no cronograma de vacinação anteriormente prevista.
as vacinas estavam prestas para chegarem no estado na manha de hoje, porém, o envio atrasou forçando mudanças na programação. Outro ponto a ser destacado é a quantidade de doses que chegará no estado neste primeiro momento. A Secretaria Estadual contava com a chegada de 422 mil doses para começar a imunização na população nesta primeira etapa. Entretanto, o Ministério da Saúde enviará 376 mil doses.
Com a mudança da quantidade de doses, a secretaria de saúde estadual informou que a inicialmente serão imunizados os profissionais de saúde da linha de frente e a população de idosos residentes em abrigos.
Dessa forma, serão vacinadas 179.361 pessoas, considerando as duas doses necessárias e também a perda técnica que pode acontecer durante o transporte.
Segundo o Ministério da Saúde, com essas primeiras doses serão vacinadas, na Bahia, 9.788 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; 829 pessoas com deficiência institucionalizadas; 27.201 indígenas; e 142.087 profissionais da saúde, o que corresponde a 34% desse público. A expectativa da Secretaria estadual da Saúde (Sesab) era receber 422 mil doses.
Como será o envio para o interior do estado?
De acordo com o plano divulgado pelo governo estadual, as doses serão levadas por via terrestre para as cidades da Região Metropolitana de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Mundo Novo, Itaberaba, Amargosa e Cruz das Almas. Por via aérea, a entrega será nas cidades de Gandu, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Cícero Dantas, Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Jacobina, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Boquira, Caetité, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi.
Segundo o secretario Fábio Vilas Boas, as vacinas chegarão até o final da tarde desta segunda-feira (18). A vacinação está prevista para iniciar em todo o país na quarta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.