17 janeiro 2015

Dicas De Trânsito: Primeiros Socorros Em Caso De Acidente De Trânsito


"Primeiros Socorros" são os primeiros cuidados que devem ser tomados em caso de acidente, procurando manter a vítima em condições de esperar o médico. 

O objetivo de quem presta os primeiros socorros é o de proteger a vida do acidentado e reduzir o seu sofrimento. Mas, há necessidade da pessoa ter consciência de que o melhor trabalho só quem poderá fazer é o médico. 

A primeira atitude que deve ser tomada, em caso de acidente, é procurar um telefone e chamar o serviço médico especializado! 

Em Caso de Acidente de Trânsito

Avalie o local antes de fazer qualquer coisa.
Pare seu veículo em local seguro, mais ou menos 30 metros, sinalize usando triângulo, galhos de árvores, ligue o pisca-alerta, etc.
Ilumine o local com lanterna ou luz do veículo, jamais use fósforo ou uma chama de fogo exposta;
Coloque as luvas de procedimentos (de borracha);
Não remova ninguém, a não ser que haja perigo de incêndio, pois as pessoas podem estar com algum membro quebrado, o que prejudicaria mais o seu estado de saúde;
Se houver alguma vítima do acidente pelo cinto de segurança, e ele estiver emperrado, corte-o.
Mantenha a calma
Ficar calmo é essencial. procure agir bem e rápido, mas não às pressas. Procure inspirar confiança, afaste os curiosos e evite comentários trágicos sobre o estado das pessoas machucadas (feridas). Geralmente as que estão em situação pior não são aquelas que gemem e gritam de dor e sim as que ficam caladas em seu canto, ou então estão desacordadas. A pessoa que necessita de ajuda rápida é a pessoa que pode morrer nos próximos instantes, a não ser que seja socorrida imediatamente.

Socorro à Vítima 

Por primeiro, você tem que ver se a pessoa está respirando, e cuide para mantê-la respirando. Talvez a vítima esteja consciente, se isso ocorrer, pergunte o que está sentindo e observe possíveis hemorragias. Em hipótese alguma dê líquidos à vítima, e só encoste em ferimentos se for para evitar grande perda de sangue. 

Adote o procedimento adequado, segundo o tipo de ferimento observado: 

Ferimentos leves
Hemorragia, hemorragia nasal e/ou hemorragia nos pulmões
Fratura
Desmaio, estado de choque e convulsões
Parada cardíaca e respiratória
Omissão de socorro, além de ser uma irresponsabilidade, é crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 304.

Transporte de vítimas 

O transporte deve ser feito de maneira cuidadosa, pois o contrário só piora o estado da vítima ou agrava seu ferimento.
Antes de remover um paciente esteja certo de que seu estado em geral está bom. Por exemplo: que não esteja com hemorragia, com algum membro quebrado, em estado de choque, etc.
Não eleve a vítima sem que ela esteja apoiada. O corpo deve estar reto.
Proteja sempre a cabeça.
A movimentação e o transporte deve ser feito através de maca ou de uma improvisação, com cobertores ou tábua.
Imobilize o pescoço.
Procure um médico imediatamente .

Fonte: Detran-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.