02 dezembro 2014

Canavieiras: Clima Quente Na Sessão De Hoje Na Câmara


Foi num clima de total agitação e nervosismo que a sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi realizada hoje (02) pela manhã em Canavieiras, tudo por causa da ação movida pelo Ministério Público Estadual, provocada pela denúncia dos vereadores oposicionistas, que obrigou o prefeito municipal demitir 286 funcionários que haviam sido admitidos, segundo, entendeu a Justiça Estadual, de maneira irregular, através do Processo seletivo realizado pela Prefeitura Municipal em 2013. Outro tema da sessão foi a municipalização do trânsito, tratado através de uma Audiência Pública. 

Quando foram abertos os trabalhos, a grande maioria dos cidadãos que estavam presentes no auditório da Casa passou o tempo a protestar veementemente contra a onda de demissões, aproveitando a situação para culpar os vereadores da oposição pelo episódio.



Houve de tudo um pouco, vaias, xingamentos, protesto silencioso através de cartazes e, até um momento de descontrole, no intervalo da sessão, com princípio de vias de fato (briga), entre um assistente e um vereador. 

No plenário, o clima estava um tanto quanto melancólico e, no final os vereadores usaram apenas do pequeno expediente para se expressarem, onde, quem fez uso da palavra se limitou a assuntos corriqueiros, à exceção dos vereadores governistas que aproveitaram o ensejo e, mais uma vez isentaram o prefeito de toda culpabilidade pelas demissões, jogando nas costas  dos demais colegas a responsabilidade  pela ação que culminou na demissão dos 286 servidores municipais. Vale salientar que se houve a intervenção do Ministério Público Estadual no assunto, é porque irregularidades foram comprovadas, e aos vereadores cabe a missão de fiscalizar e denunciar, talvez o momento de execução da sentença não tenha sido o mais propício. E, Muitas famílias, infelizmente, não terão motivos para comemorar o final de ano que se aproxima. Culpa de quem? Eis uma pergunta com uma resposta dificílima de se dar. Os correligionários do prefeito dirão que é dos vereadores. Já os que estão do lado dos vereadores da oposição afirmarão que o culpado é o prefeito. Dois lados, duas versões e uma certeza: O povo foi quem perdeu... Mais uma vez!

Protesto silencioso de servidor demitido
Num segundo momento, a sessão passou a funcionar como Audiência Pública para tratar da municipalização do trânsito, essa parte, apesar de polêmica, foi mais tranquila e teve a participação do especialista em trânsito e presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, o sr Valério Bonfim, que foi convidado para esclarecer as dúvidas dos vereadores e assistentes sobre o nosso trânsito com relação à municipalização. Quase todos os que permaneceram para participar da audiência (pouquíssimos, diga-se de passagem), tiveram a chance de esclarecer suas dúvidas.
Parte dos veículos apreendidos...

Dentre as polêmicas surgidas, uma das primeiras perguntas foi: Se a condução dos veículos ao pátio do Fórum seria legal, uma vez que não há um órgão oficial de trânsito no município? Valério respondeu, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos apreendidos devem ser conduzidos a um pátio credenciado pela Autoridade de Trânsito com circunscrição sobre a via, nesse caso, o município de Canavieiras é que deveria ter uma área própria e credenciada para manter sob custódia os veículos apreendidos. 

...E sob custódia do Fórum
Questionou-se, também, que em quase todas as apreensões de veículos em Canavieiras, é o próprio policial militar, quem conduz o veículo aprendido e, segundo alguns presentes, muitas vezes sem capacete, no caso de moto, para o pátio do fórum, se isso seria legal? A essa questão, Valério disse, "que além de ilegal, é uma aberração, é imoral, ao policial militar, cabe, cumprir e fazer cumprir as leis. A Polícia Militar legalmente, segundo o CTB, só deve fiscalizar documentos ou atuar em crimes de trânsito. Parada, circulação e estacionamento, não são prerrogativas da PM", e concluiu dizendo que "o PM só pode fiscalizar, quando da implantação da lei, se credenciado à Autoridade de Trânsito". 

Polêmicas, discussões, confusões, esclarecimentos e tristezas, esses foram os ingredientes da sessão ordinária, hoje na Câmara de Vereadores de Canavieiras. Uma sessão muito movimentada, como há muito tempo não se via.

2 comentários:

  1. É impressionante como o ser humano, quando é permissivo e alienado, consegue prestar-se papel tão ridículo de defender e apoiar quem realmente lhe causou mal, e ainda ir de contra quem poderia fazer algo por ele (por mais que exista desconfiança, é o Poder Legislativo que pode fiscalizar e brecar os desmandos desse verme que, hoje, representa o Poder Executivo), na luta por seus direitos. Mas o que fazer?? Espero, sem muito otimismo, que esses "jumentos", sem ofensa ao quadrúpede, possam cair em si e ver quem realmente lhes fazem mal e deixem de viver a frase: "Quanto mais apanho, mais me apaixono"!!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte da opinião do cidadão acima. O problema é que essa corja de vereadores só fizeram a denúncia porque não estão mamando nada! No governo anterior aconteceram aberrações piores, mas como tinha uma mamatinha para eles, ninguém ia pra Ministério pública denunciar nada. Bando de hipócritas carniceiros!! E com sempre, sobra para o povo. É preciso tomar vergonha e aprender a votar pra não precisar passar por essas humilhações. Chega dessa politicagem!!

    ResponderExcluir

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...