16 dezembro 2014

Canaveiras: Eleição Da Mesa Diretora Provoca Desconforto Entre Oposicionistas

Numa última cartada, vereadores governistas tentaram emplacar a vereadora Dalva da Pescan como presidente da Câmara de Vereadores de Canavieiras, apesar da mesma fazer parte do grupo de vereadores de oposição. 
O que foi apurado pelo blog é que estava acertado entre os vereadores oposicionistas, havia mais de uma semana, que todos os 07 vereadores da bancada de oposição apoiariam o vereador Adenilson Mendes da Silva, o Deny, para presidente da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2015/2016, porém, o que se viu na sessão extraordinária para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Canavieiras, nesta segunda-feira, foi uma tentativa de virada de mesa muito comum no cenário político canavieirense, fato, ao que tudo indica que envolveu, inclusive lideranças políticas estaduais. 
Vereador Deny foi eleito Presidente
Foto: Wagner Darzan
A vereadora Dalva da Pescan, que mesmo fazendo parte do bloco de oposição da Câmara Municipal, resolveu concorrer ao cargo de presidente da Câmara, encabeçando uma chapa para a mesa diretora, onde também estariam os vereadores Cleonildo e Jorge Garcia, da bancada governista, além do também oposicionista vereador petista Moreira. 

Dalva que foi personagem principal deste capítulo político de nossa história se defendeu das acusações de que havia traído os companheiros de oposição, dizendo que não confabulou  com ninguém para lançar candidatura, apenas seguia orientação de seu partido (PSD) e de sua líder política regional Deputada Ângela Souza e, que o único vereador que manteve contato foi com Moreira, peça-chave para que seu intento fosse vitorioso.

Esse, por sua vez, quis deixar claro que foi procurado pelos líderes estaduais de seu partido (PT), para que apoiasse a possível composição da mesa diretora, juntamente com a vereadora Dalva e os vereadores governistas, porém, mesmo assediado e, talvez, desobedecendo uma determinação do PT, preferiu, segundo ele mesmo disse, votar de acordo com sua consciência, pois a realidade de sua cidade, quem conhece é quem está próximo da comunidade. 

Mesa Diretora biênio 2015/2016: Kinha, Deny, Moreira e Nilton
Foto: Wagner Darzan
O que se percebeu com a manobra e nos discursos inflamados daqueles que fizeram uso da tribuna, foi a surpresa por parte dos oposicionistas, pela atitude da vereadora Dalva da Pescan na sua tentativa frustrada de lançar candidatura a mesa, além da indignação do vereador Moreira em não aceitar fazer parte da estratagema, mesmo (ao que parece), contrariando orientação do seu partido. 

No final, deu a lógica: a vereadora Dalva da Pescan desistiu de concorrer e contrariar seus pares, mesmo com o excesso de elogios por parte de seu colega edil Jorge Garcia, o que não comoveu os demais vereadores. A chapa encabeçada pelo vereador Deny foi a única a concorrer e saiu vitoriosa contabilizando 07 votos favoráveis e 02 contrários. Votaram a favor os seguintes vereadores: Deny, Cacá, Nilton, Nide, Moreira, Kinha e a própria Dalva; foram contra: Cleonildo e Jorge.

A Mesa Diretora eleita teve a seguinte composição: Adenilson Mendes da Silva “Deny” (PP), Presidente, Nilton Silva do Nascimento (PSD)-Vice-Presidente,  João Moreira Alves “Moreira"(PT)-1º secretário  e Gildeon Reis Pinheiro “Kinha” (PPS)-2º Secretário 

7 Pontos A Considerar: 


  1. Desde a eleição para presidente da mesa diretora, ainda no primeiro biênio (2013/2014), já havia o burburinho no meio político local sobre um possível acordo para que Kinha de Girú fosse eleito para o primeiro período (2013/2014), e que Moreira seria o escolhido para o segundo biênio; 
  2. Moreira é vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que, hoje, apoia o Prefeito Almir Melo
  3. O vereador Moreira faz parte da bancada de oposição ao Prefeito, mesmo sendo do PT que é aliado do gestor; 
  4. A vereadora Dalva da Pescan foi eleita para essa legislatura no palanque do atual Prefeito e, até pouco tempo atrás fazia parte, assim como o vereador Nilton Nascimento da bancada governista; 
  5. Caso Dalva fosse adiante com seu intento, como votaria seu companheiro de partido (PSD) vereador Nilton Nascimento? 
  6. E, se Dalva fosse eleita presidente como ficaria o bloco oposicionista? Racharia ou optaria por aparar as arestas e seguiria em frente?
  7. Quem ganhou e quem perdeu com esse "desconforto"?

Caso a manobra dos governistas desse certo, o cenário provável seria o seguinte: Oposição 4 votos (Deny, Cacá, Nide e Nilton), Governo 4 votos (Jorge Garcia, Cleonildo, Dalva e Moreira), mais uma vez sobraria para o vereador Kinha de Girú decidir a contenda. Fica a pergunta no ar: Qual seria o resultado? Nunca saberemos...Com a palavra o eleitor.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...