22 outubro 2014

Canavieiras: Flagrantes Da Falta De Cidadania No Trânsito

Numa cidade que fala tanto em cidadania, principalmente às vésperas de eleições gerais, que se fala tanto em conscientização (principalmente política), será que nossos cidadãos sabem mesmo o que é cidadania? Mas afinal, o que é cidadania?
Segundo o mais conceituado estudioso da Língua Portuguesa, o nordestino Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".
No sentido etimológico da palavra, cidadão deriva da palavra civita, que em latim significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos - aquele que habita na cidade. 
No sentido ateniense do termo, cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da Cidade através da Ekklesia (reunião dos chamados de dentro para fora) na Ágora (praça pública, onde se agonizava para deliberar sobre decisões de comum acordo). Dentro desta concepção surge a democracia grega, onde somente 10% da população determinava os destinos de toda a Cidade (eram excluídos os escravos, mulheres e artesãos). Pelo menos, melhoramos nesse sentido! 

Leia também: 

Quadrilha assalta casa lotérica e correios em Itapebi 
Canavieiras: Homem é alvejado por oito tiros no Jardim Burundanga 

O recém inaugurado asfalto de Canavieiras, continua dando o que falar. Há os que defendem a importância dessa obra, assim como os que criticam veementemente. Junto com o asfalto chegou, também a tentativa de prover uma sensação mínima de segurança aos ciclista. Tentativa, até aqui infrutífera, que esbarra principalmente, na falta de educação de alguns munícipes que só apelam para o desejo de cidadania, quando lhes convém. 
Pegando carona no "Aurélio", o também chamado "pai dos burros", lembramos que o cidadão tem direitos civis e políticos em um estado (município), mas que também têm deveres. 
Bem propícia aquela frase que tantos gostam de falar: "o direito de um acaba quando começa o do outro". Ou ainda, "cada macaco no seu galho". Aliás, poderíamos aprender com os animais, que sabem respeitar o território dos outros. Bom mesmo seria que motoristas, pedestres e ciclistas se respeitassem mutuamente.
Quanto à cidadania.... Ainda precisamos de muitos anos de ensinamentos. 
Abaixo, fotos de alguns flagrantes de falta de respeito à lei e à cidadania do próximo, enviadas por leitores via WhatsApp:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...