28 fevereiro 2013

Arataca volta às urnas para eleger administradores



Os eleitores de três distritos de Arataca, no Sul da Bahia voltaram às urnas no último domingo para eleger por eleição direta os administradores dos distritos. É a primeira vez que os moradores das comunidades rurais escolhem administradores, um fato inédito na história do município e região. Participaram do processo 769 eleitores. De Anuri o mais populoso dos distritos, votaram 550 pessoas, de Pratas 185, e da Vila Jequié, 34 eleitores. O prefeito Fernando Mansur(Ferlú) optou por realizar uma eleição para garantir legitimidade ao administrador, que é quem vive o dia a dia dessas comunidades. “Queríamos democratizar o processo”, ressaltou o prefeito. Em Anuri venceu a eleição José Zózimo de Oliveira(Zé de Sota), obtendo 387 votos , o segundo colocado Josevan de Oliveira teve 96 sufrágios e Marineuza Franco Brito obteve 58 votos.


Em Pratas o vencedor foi Elias Reis de Matos com 117 votos, o segundo mais votado foi João Ferreira dos Santos(João Cutia) com 63 votos. Na Vila Jequié somente Cláudio da Silva(Dingola) se candidatou, 34 eleitores legitimaram o novo administrador. O secretário da Administração Erenilton Barbosa da Silva, que presidiu a comissão eleitoral ressalta o papel da eleição. “Tivemos uma participação além do esperado em uma eleição não obrigatória”. Um administrador de distrito em Arataca tem uma remuneração de R$ 1.100,00 por mês. Eles são a via de acesso entre as comunidades e o gestor. A eleição foi um compromisso firmado durante a campanha pelo prefeito Ferlú de Arataca.

Opinião

Bela iniciativa do prefeito de Arataca. Seria uma ótima alternativa para Canavieiras, para os moradores da zona rural, principalmente para os  que moram nas localidades mais distantes da sede do município, para terem seus pleitos e necessidades atendidos pela administração, uma vez que o administrador estaria, realmente ligado ao dia a dia da localidade, sem contar que evitaria a barganha política e a negociata para aqueles que têm no povo do interior uma moeda de troca.

Fonte:site macuconews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...